Marketplace Apps for Good: demonstração das aplicações desenvolvidas pelos alunos
Cerdeira (Aldeia do Xisto), Serra da Lousã
Cerdeira (Aldeia do Xisto), Serra da Lousã
Equipa de voluntários Just a Change
Há festa na Aldeia
Espetáculo no âmbito do projeto Palcos para a Inclusão
Emissão Rádio Miúdos

Cerdeira


Localizada na região Centro de Portugal, mais concretamente no distrito de Coimbra, a Cerdeira é uma das 27 Aldeias do Xisto desta região e uma das 12 especificamente situadas na serra da Lousã.

Esta aldeia é um local privilegiado de criação artística, onde são promovidos workshops para a comunidade, residências artísticas internacionais e, até, um festival anual que reúne criadores contemporâneos de diferentes áreas, transformando-a numa galeria de arte ao ar livre.

Toda a envolvente, entre montanhas e linhas de água, assim como as infraestruturas de que dispõe (Casa das Artes, Oficinas, Residências…) tornaram-na o local escolhido para a primeira Aldeia da Inovação Social.


Como chegar

IMPORTANTE: Os acessos à Cerdeira estarão condicionados. Sugerimos que deixe o carro estacionado no Parque Municipal de Exposições da Lousã, onde encontrará à sua disposição um serviço de minibus que fará o trajeto de forma gratuita até à Cerdeira, em horários a anunciar.





Chegar à Lousã | Parque Municipal de Exposições



Vindo do Sul

Siga pela A1 até Torres Novas e saia para a A23 em direção a Castelo Branco. Continue e saia para a A13 (Tomar e Coimbra). Siga até encontrar a saída para Miranda do Corvo/Lousã (N342) e continue em direção à Lousã, passando pelo Padrão e continuando para o centro da Vila, onde encontrará o Parque Municipal de Exposições na Rua General Humberto Delgado.


Vindo do Norte

Siga pela A1 até Condeixa e saia para a A13 em direção a Lousã/Tomar. Siga até encontrar a saída para Miranda do Corvo/Lousã (N342) e continue em direção à Lousã, passando pelo Padrão e continuando para o centro da Vila, onde encontrará o Parque Municipal de Exposições na Rua General Humberto Delgado.







Transportes Públicos

Para quem chega a Coimbra de transportes públicos, a opção é utilizar os Serviços Alternativos ao Metro Mondego, um serviço de autocarro direto até à Lousã, devendo escolher a paragem junto ao Parque Municipal de Exposições. À chegada, deve dirigir-se ao referido Parque Municipal de Exposições, que se situa a 10 metros da paragem do autocarro, onde encontrará um serviço de minibus gratuito até à Cerdeira, com horários a anunciar em breve.


Serviço Minibus | Funcionará nos seguintes horários:



Lousã — Cerdeira

08:00 – Saída Parque Municipal de Exposições
08:30 – Saída Parque Municipal de Exposições
09:00 – Saída Parque Municipal de Exposições
09:30 – Saída Parque Municipal de Exposições
10:00 – Saída Parque Municipal de Exposições
12:00 – Saída Parque Municipal de Exposições

14:00 – Saída Parque Municipal de Exposições
18:00 – Saída Parque Municipal de Exposições
18:30 – Saída Parque Municipal de Exposições


Cerdeira — Lousã

08:30 – Saída Cerdeira
09:00 – Saída Cerdeira
09:30 – Saída Cerdeira
10:00 – Saída Cerdeira
10:30 – Saída Cerdeira
12:30 – Saída Cerdeira

14:30 – Saída Cerdeira
18:30 – Saída Cerdeira
19:00 – Saída Cerdeira
19:30 – Saída Cerdeira
20:00 – (só dia 4) Saída Cerdeira
20:30 – (só dia 4) Saída Cerdeira
21:30 – (só dia 4) Saída Cerdeira

NOTA: este horário poderá sofrer ajustes consoante a afluência de visitantes