2.ª Edição – Aldeia da Luz (Mourão), 20 e 21 de junho de 2023

Cinco anos depois, a segunda Aldeia da Inovação Social será na bela e raiana Aldeia da Luz, em Mourão, no Alentejo, nos dias 20 e 21 de junho de 2023. Porquê?

  • Porque cinco anos depois, a Portugal Inovação Social colocou à disposição do ecossistema nacional de inovação social 152 milhões de euros, aprovou 694 candidaturas, financiou 477 entidades e fez parceria com 843 coinvestidores públicos e privados, tornando-se o seu principal catalisador;
  • Porque cinco anos depois, Portugal tem um dos ecossistemas de inovação social mais dinâmicos do mundo, com mais redes, mais parcerias e maior diversidade, sendo hoje um laboratório experimental de novas respostas sociais com elevado potencial de impacto na vida de milhares de pessoas e famílias, que inspiram a evolução de políticas públicas;
  • Porque cinco anos depois, a Inovação Social afirmou-se como paradigma de uma nova forma de pensar a intervenção social, convocando cidadãos, empreendedores, organizações sociais, públicas e privadas para em conjunto procurarem e experimentarem novas respostas para os desafios coletivos que enfrentamos;
  • Porque a Aldeia da Luz é em si mesma um radical projeto de inovação social que merece atenção e reflexão.

A escolha do local respeitou o conceito inovador de criar um marco de referência na divulgação, promoção e amplificação da Inovação e do Empreendedorismo Social em Portugal e na Europa, a partir de um território do interior e/ou periférico, transformando-o num espaço interativo de partilha, aberto à comunidade, de colaboração e de inovação social dinamizado por projetos emblemáticos desenvolvidos em Portugal.

Venha conhecer as entidades e os empreendedores sociais que estão a contribuir ativamente para melhorar o modo como vivemos e junte-se a nós para discutir ideias, partilhar experiências, aprender boas práticas e inspirar-se com histórias de sucesso!

 

 

Em 2023, juntam-se à Portugal Inovação Social na promoção do evento a CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social) e a ESLIDER (Associação Portuguesa para a Inovação Social) para o maior evento de inovação social em Portugal!

O evento contará ainda  com a colaboração e o envolvimento direto dos parceiros locais, em particular a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A), a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), o Município de Mourão, a Junta de Freguesia da Aldeia da Luz e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A. (EDIA), para que seja possível reunir num único espaço durante dois dias as entidades e as pessoas que constituem, que pensam e que contribuem para o desenvolvimento do vasto ecossistema de inovação social.

A 2.ª edição da Aldeia da Inovação Social está integrada dentro das atividades a desenvolver por Portugal no consórcio europeu designado “ESF+ Network of Competence Centres for Social Innovation” e que adotou na sua comunicação o nome genérico FUSE (Facilitating United approaches to Social innovations in Europe), no âmbito da iniciativa lançada pela Comissão Europeia de apoio à criação de Centros Nacionais de Competências para a Inovação Social, em cada um dos Estados Membros da União Europeia.

Portugal está representado nessa iniciativa pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), com o apoio de quatro parceiros de referência – a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade Católica Portuguesa, o Banco Montepio e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa/Casa do Impacto, acompanhados por um Conselho Consultivo composto por cerca de 40 entidades do ecossistema de inovação e investimento de impacto nacional.

1.ª Edição – Cerdeira (Lousã), 4 e 5 de julho de 2018

Em julho de 2018 a aldeia de xisto da Cerdeira, na Serra da Lousã, tornou-se a primeira Aldeia da Inovação Social. Foi o primeiro encontro nacional de empreendedores sociais, organizações da Economia Social, investidores, entidades públicas, cidadãos interessados e parceiros da Portugal Inovação Social.

Durante dois dias, a aldeia acolheu nas suas ruas, casas e espaços ao ar livre cerca de 30 projetos inovadores, mais de 50 entidades líderes do ecossistema, 6 conferências-debate, 8 sessões de apresentação de iniciativas de inovação e empreendedorismo social, 8 workshops temáticos, momentos artísticos e um bootcamp em empreendedorismo social.

Veja como foi a primeira Aldeia da Inovação Social.

 

Ver galeria de imagens